top of page

Sinéquias: Fusão de pequenos lábios.


​​ ​​A fusão dos pequenos lábios (também conhecida como sinéquia ou adesão de pequenos lábios) é relativamente comum em meninas abaixo dos 7 anos, e acontece quando os pequenos lábios são “colados” parcialmente por uma fina membrana em suas bordas. Essa junção pode cobrir a saída da uretra e, dependendo da extensão, até da vagina, causando acúmulo de resíduos de urina e sujeira. Geralmente é notada pelo pediatra em consulta de rotina ou pelos próprios pais.

Não há consenso do que causa tal alteração. Sabe-se que a ausência do hormônio feminino para atuar na área genital (uma vez que as meninas só começarão a produzi-lo quando iniciarem a puberdade) desempenha papel fundamental na formação da sinéquia, mas ainda não se soube explicar o porquê de algumas crianças apresentarem a lesão e outras não, já que nenhuma delas têm ação hormonal. Há, ainda, implicação de irritantes locais, como sabonetes, banhos de banheira com sabão, lenços umedecidos, óleos com essência e infecções.

Mas não precisam se descabelar, papais e mamães! As sinéquias não são graves e, na maioria das vezes, nem precisam de tratamento, uma vez que quase sempre irão resolver espontaneamente até o momento em que a menina entrar na puberdade. Serão tratadas aquelas que causarem sintomas e complicações, como irritação local, corrimento, odor ou infecções urinárias de repetição.

Em destaque
Posts Recentes
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page